Oi meninas tudo bem?? Vi que as postagens das peças da Marie Mercié renderam um bocado, todo mundo querendo saber sobre a loja, achando as peças lindas de viver, confesso que também ao chegar  lá me encantei de cara. Não só pela riqueza nos detalhes das peças, mas principalmente por causa de toda história por trás da marca. Vale reservar alguns minutinhos pra ler abaixo um pouco sobre a MM e sua história que me deixou ainda mais APAIXONADA!!!

Dentro de engenho de cana-de-açúcar, em Itambé, fábrica de roupas promove independência e empoderamento feminino

Com 30 anos, fábrica da MM Special evitou o êxodo rural e criou uma nova configuração social para as moradoras da

vila Caricé e Engenho Pangauá

merciamoura-120

Do tempo em que as mulheres da Zona da Mata Norte eram criadas para serem donas de casa, a empresária Mércia Moura pegou o caminho contrário dos hábitos da época. Com uma visão à frente do seu tempo, a mulher que nasceu em meio à produção de cana sacarina ergueu com o dinheiro que lucrou vendendo galinha na feira, em 1985, no Engenho Pangauá, no município de Itambé, uma confecção de roupas femininas. A MM Special, como reza a cartilha das empresas, nasceu pequena, com seis funcionárias – incluindo a própria Mércia. Hoje, 30 anos depois, e com cerca de 300 funcionários diretos e 150 indiretos, a fábrica de roupas não vestiu apenas pessoas, mas, sobretudo, o desenvolvimento socioeconômico da região.

Instalada em uma propriedade de aproximadamente 1,5 mil hectares, com cerca de 3 mil m² de área construída, a fábrica – cuja produção mensal é de 30 mil peças -, evitou o êxodo rural e criou uma nova configuração econômica e social para os habitantes daquela área. Sobretudo do ponto de vista feminino. É que vizinho ao Engenho Pangauá está a vila de Caricé, distrito de Itambé, que cresceu e se desenvolveu a partir da empresa. Enquanto os homens têm na agricultura da cana-de-açúcar a principal fonte de renda, as mulheres passaram a se dedicar à indústria da moda.

 

MMSpecial-2

 

E se empoderamento feminino é a expansão de habilidades daquelas que fizeram escolhas estratégicas de vida em um contexto sociocultural em que essas aptidões lhes foram negadas, vale registrar o interessante trabalho que a Marie Mercié desenvolve em Itambé, Zona da Mata Norte do Estado. A confecção, que capacita (e emprega) mulheres de uma região tomada por cana-de-açúcar, é responsável por dar poder financeiro as esposas que costumavam depender inteiramente dos seus maridos. Segundo a secretária de Enfretamento à Violência Contra a Mulher de Itambé, Érica Borges, o município tem o menor índice de violência contra a mulher na região, já que 70% da população feminina conseguiu autonomia financeira por meio desses empregos na fábrica, ganhando, portanto, controle sobre as circunstâncias de suas vidas.

 

“Dentro da Secretaria da Mulher daqui de Itambé o que mais lutamos é pela independência econômica e social da mulheres do município, o que é um passo para reduzir os casos de violência doméstica. E no distrito de Caricé e Pangauá não temos essa preocupação, porque toda mulher já trabalhou, trabalha e tem portas abertas para trabalhar na MMSpecial”, conta a secretária da Mulher de Itambé, Érica Borges.

 

Feito à mão, mas clássico e contemporâneo

A MM tem como carro-chefe produção de camisas femininas. Mas não se trata de qualquer camisaria. A da MM é marcada por conjugar modelagens clássicas com informações de moda regionais, como transparências de rendas, renascenças, bordados e rechilieu, o que torna cada peça única.

Cada produto passa literalmente pelas mãos de no mínimo dez pessoas até ficar pronto. Isso dura um tempo médio de 15 dias devido o cuidado artesanal dedicado a cada peça.  A marca  a marca preza pela elaboração de peças de vanguarda para oportunizar a duração dela enquanto informação de moda, ou seja, para além de uma estação.

As inspirações para cada coleção veem do mundo e da região. São lançadas anualmente três coleções com cerca de 80 peças cada: inverno, verão e uma coleção cápsula para alto verão inspiradas nos principais desfiles das semanas de moda de Paris, Londres e Nova York e também no rico regionalismo do Nordeste.  A estreita e duradoura relação da MM Special com os grandes fornecedores têxteis do Brasil e do Mundo, além de consumidores fieis, do poder que a marca tem de se reinventar a cada peça cuidada pelas mãos das mulheres de Caricé da são certezas para mais 30 anos.

FullSizeRender

 

Fábrica e funcionários

Formação profissional é o pilar de sustentação da fábrica, que coleciona até três gerações de funcionários da mesma família, e muitos colaboradores com mais de 20 anos de empresa. Como o crescimento de uma confecção passa essencialmente pela mão humana, por meio de técnicas de costura, a MM investe em uma escola de costura, em que paga um salário mínimo para que as mulheres as frequente. Grande parte dos funcionários chegou na empresa sem saber nada do escopo de trabalho, mas hoje não pensa em fazer outra coisa da vida, apenas acompanhar o crescimento da marca.

 

MMSpecial-10

 

Marie Mercié

Mércia Moura, que desafiou a ordem cultural e se tornou empresária, foi ousada também para conquistar o mercado da moda. Com a MM Special, abriu loja no Bom Retiro, em São Paulo, voltada para o atacado. Também para o mesmo perfil, iniciou operação com a grife Marie Mercié. Com a expertise de 30 anos de confecção e comercialização de peças femininas, inaugurou a primeira loja para o varejo com o selo da Marie Mercié no Shopping Recife, em maio do ano passado, e, logo depois no RioMar. O investimento para as unidades foi de R$ 3 milhões.

 

FullSizeRender

 

 

FullSizeRender

 

 

FullSizeRender

 

 

FullSizeRender

 

 

Preciso nem dizer que deu vontade de levar tudo que provei né???

 

IMG_9356

IMG_9359

IMG_9370

Olhem a riqueza de detalhes desse vestido… se eu me casasse no campo de dia, essa seria uma opção, muito lindo!!!

IMG_9374

Essa bata foi amor a primeira vista…

IMG_9364

… eu levei ela kkkkkkk

IMG_9361

Essa também é PERFEITA!!! Sou fascinada em batas e vocês??

IMG_9387

 

E esse blazer + regatinha hein??  Eu amei!!

IMG_9392

Mas de todos todos e todos (tirando a minha bata linda que levei), esse vestido foi o que me apaixonei…

até agora não entendi porque não levei ele kkkkkkkk

FullSizeRender

IMG_9393

A perfeição em forma de vestido, muito romântico, muito rico em detalhes, muito tudo!!!

Gostaram da matéria?? Então corra em uma das lojas para conferir tudo de pertinho como eu, e se você que nõa é de Recife também AMOU as peças, a boa notícia é que eles enviam para todo o Brasil viu, é só entrar em contato pelo whatsapp de uma das lojas que está no perfil deles do instagram AQUI  ou pelo site AQUI 

Beijos!!!

foto

FacebookTwitterGoogle+PinterestEmail

Deixe um comentário

IMG_0744

Too Faced finalmente no Brasil!!!dez, 17 | 0 Comentário

Chegou no Brasil!!! Quem resiste a tanta coisa linda?? Agora tem TOO FACED na Sephora, que delicia cremosa hein??? Kkkkkkk Chegou uma caixa tão tão linda que meu coração chega […]

FacebookTwitterGoogle+PinterestEmail