Há 15 dias criei coragem e aceitei o convite da minha dermato querida Dra. Ana Roberta e fui fazer aplicação de toxina botulínica o “famoso” Botox. Confesso que o meu “preconceito” em relação ao procedimento não é nem por causa da idade ( até porque acreditem tenho muitas rugas de expressão), e sim por ter sido aplicado de forma exagerada em alguém que conheço, deixando a pessoa com o rosto super artificial. Quando acabou eu vi que não doía nadinha, após quatro dias é que se vê o resultado, eu simplesmente amei!!! O problema é ficar viciada kkkkkk
Pedi então que ela fizesse uma matéria bem explicativa sobre o uso do botox, ela arrasou, espero que gostem!!!
“Meninas, gostaria de agradecer a Renata pelo gentil convite de participar de seu blog esclarecendo sobre um procedimento tão comentado entre rodas de amigos por seus mitos e verdades.
Botox é o nome comercial da toxina botulínica tipo A produzida pela Allergan, assim como Dysport é a da Ipsen, na prática atingem resultados semelhantes e seguros, se realizado por mãos preparadas e experientes. Assim o correto seria chamar o procedimento de aplicação de toxina botulínica, e não de botox.
Logo que a toxina botulínica foi lançada para melhorar as rugas, o “bonito” era ficar com o rosto congelado, sem mexer nadinha.
Hoje, esse conceito está super ultrapassado, o “bonito” é melhorar e ficar natural, o que fez com que mudássemos a forma de aplicação.
A toxina botulínica age impedindo a contração muscular no local da aplicação, amenizando e corrigindo rugas de expressão. Seu início de ação é em torno de 2 a 3 dias e sua duração é em torno de 4 a 6 meses. Além de sua utilização em algumas doenças, ela ficou consagrada na estética pela aplicação no terço superior de face (testa, entre sobrancelhas e ao redor dos olhos), no entanto vem ampliando o seu espaço em suas novas indicações: modelação de rosto, pescoço, colo, hiperidrose, entre outros. O procedimento é realizado em consultório, geralmente com a utilização de uma pomada anestésica, o que torna a aplicação mais confortável. A aplicação em locais inadequados ou o uso de doses erradas pode acarretar em resultados indesejados e artificiais.
É comum recebermos pacientes com expectativas da toxina botulínica equivocadas. A mais frequente é achar que vão melhorar da ruga do sulco nasogeniano, o chamado bigode chinês. No entanto, quem melhora esta ruga é o preenchimento pois trata-se de uma ruga estática, ou seja, independente de contração muscular.
Um mito que precisa ser esclarecido é que a aplicação de toxina botulínica é um procedimento de pessoas com idade mais avançadas. Costumo falar para meus pacientes que: “a hora é a necessidade, e não a idade”. Pacientes jovens com contração muscular facial muito intensa, certamente marcará a pele de forma mais precoce, assim, podemos fazer a aplicação de forma preventiva ou esperar os primeiros sinais das rugas aparecerem. As pessoas que esperam rugas bem evidentes e marcadas para iniciarem a aplicação poderá ter um resultado parcial do procedimento pela pele já se apresentar profundamente marcada.
Outra dúvida comum: se fizer a aplicação de toxina botulínica, a pessoa deverá ficar sempre fazendo? Não! No entanto, quando a aplicação é bem indicada, provavelmente se sentirá tão bem que certamente irá querer colocar novamente!
A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais realizados nos consultórios de dermatologia visando o rejuvenescimento. Por se tratar de um procedimento seguro, podemos associá-lo a peelings, aplicação de preenchimento, lasers, cirurgias, entre outros. As mulheres são o grupo que mais procuram pelo procedimento, mas os homens têm cada vez mais procurado por tratamentos estéticos.
O segredo para um resultado de sucesso é entender qual real desejo e expectativa do seu paciente sobre o procedimento, captar isso na profundidade trará mais gratificação a todos.”
Ana Roberta Figueirêdo
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Especialista em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica pela Universidade Federal de Pernambuco
Contato (81) 2129-1505/ 3048-6087